Intervention (Hidden)
Control arm (text read to everyone):
"Agora queremos fornecer algumas informações utéis sobre o papel dos impostos no município, particularmente o Imposto Predial Autárquico ou IPRA.
Para propriedades residenciais, a taxa do IPRA é 0,04% do valor da propriedade. Isto quer dizer que se uma propridade tivesse um valor de 1 milhão de meticais, o dono teria de pagar 400 meticais por ano como IPRA.
Se for uma propriedade comercial, o valor é de 0,07% do valor da propriedade -- uma propriedade comercial com valor de 1 milhão de meticais teria de pagar 700 meticias por ano como IPRA.
Pagar o IPRA é necessário para vender a propriedade.
Esses impostos, quando forem pagos, contribuem ao orçamento do município. O orçamento do munícipio é ao redor de 500 meticais por munícipe por ano."
Treatment 1 (Public goods):
"O “contrato social” significa que os cidadãos tem um dizer sobre como os seus governos se comportam. Os cidadãos podem expressar suas preocupações. Eles pagam impostos em troca dos serviços públicos que são oferecidos pelo governo.
Para que o/a Sr/a tenha uma visão mais ampla do comportamento do governo, vamos fazer uma revisão de alguns dos bens públicos fornecidos pelo município nos útlimos 10 anos.
Várias das artérias críticas da cidade foram reparadas e os buracos tapados, por exemplo as avenidas Eduardo Mondlane, Július Nyerere, 7 de Setembro, Josina Machel, Samora Michel, Marginal, Filipe Samuel Magaia, e 25 de Junho. Várias ruas foram pavimentadas ou asfaltadas: Rua Ahmed Sékou Touré que passa no IFP; a Avenida Alberto Cassimo ligando a Sagrada e o mercado de Aquima; e outros nos bairros Kansa, Vilapita, Mapiazua, Brandão, 17 de Setembro, Sangariveira, e Manhaua, entre otros. Foram mantidas as ruas França e Pio Matos, Além da manutenção de rotina de estradas de terra batida bem como o abaulamento numa extensão de mais de 200 km.
Foi construida uma extensão de 22 Km de valas de drenagem, abertas e fechadas.
Houve várias outras construções públicas, entre eles
- 2 Bibliotecas Municipais
- Escola Primária Completa de Ivagalane
- Mercado de Sangariveira
Na área de saneamento, foram construidos:
- 14 Silos para o depósito dos resíduos sólidos
- 22 poços de água para os diversos bairros
- mais de 100 latrinas para a população carenciada
E foram adquiridos cestos, Contentores e camiões de Lixo
Também foram atribuidas mais de 2000 DUATs.
Agora vou mostrar algumas fotos dos bens públicos do município nos últimos anos."
[Show four photos: Roads 1, fire truck, drainage canals, roads2]
Treatment 2 (Local autonomy):
"Agora, o município tem que usar o seu orçamento para reunir todos os seus gastos, inclusive os bens públicos que fornece aos munícipes.
Ao redor de 70% desse valor vem em forma de transferência do governo central. Algumas pessoas dizem que isso cria uma situação que perjudica a independência política e financeira do município. A ideia é assim:
Quando o município depende do governo central para os fundos do seu orçamento, o governo central exerce controlo sobre o município através do controle dos fundos. Se o município está a fazer coisas que o governo central não gosta, o governo central pode reter ou atrasar os pagamentos para tentar influenciar no comportamento do município. Se os objetivos do governo central não concordam com os objetivos do município, isso pode diminuir a autonomia que o município tem de traçar o seu próprio caminho quanto à política.
Numa democracia, os munícipes pagam impostos para que o estado funcione e aja em bem do povo. Afinal de contas, os salarios dos funcionários públicos não vem de algum partido político, mas do povo que trabalha para poder pagar esse imposto.
Então, uma maneira importante de garantir a autonomia do município é pagar impostos para que o município tenha a capacidade de realizar os seus planos sem depender do governo central.
Agora vou mostrar algumas fotos tiradas em eventos do governo atual do município."
[Show four photos: Bike rally1, speech 1, bike rally 2, speech 2]